terça-feira, 3 de maio de 2011

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE I


Para lá de centenas, especialistas em redes sociais não conseguem chegar a uma conclusão sobre os exatos pontos que faz com que um seguidor ganhe um unfollow.  Mesmo nas tribos super política e culturalmente organizadas como as tribos americanas. A fartura de artigos analíticos chega a confundir de tantas que são as diferentes opiniões e receitas prontas. Assim considerando, também esta do DominioFeminino não será A análise, e passa longe de uma receita.

O que o Twitter não é

Já abordamos o assunto no Portal DominioFeminino, de forma branda. Agora, diante do explicitado pelo Kevin Thau, vice-presidente de negócios e de desenvolvimento corporativo do Twitter em evento da Nokia - Nokia World 2010, nessa terça-feira de Setembro/2010, dia 14 - durante o qual ele ratifica que a rede de microblogging  não é uma rede social. “O Twitter é para notícias. O Twitter é para conteúdo. O Twitter é para informação”, disse Kevin Thau. Prosseguir leitura

Se você deu com os costados no Twitter sem ter a menor idéia do que seja, bom saber o que O que o Twitter não é. (link) e se preparar para não fazer feio.

Perfil 

Um perfil é composto pelo avatar e pela Bio — resumo dos dados que o usuário considera importantes sobre si mesmo, bem como sua localização.

Consideraremos 3 tipos de perfis:

1) o pessoal, se pessoa física; 
2) o institucional, se pessoa jurídica;
3) o profissional

No entanto, pode-se considerar um 4º perfil mesclado que seria o perfil profissional com algum dado pessoal. No caso do perfil profissional, deve-se tomar muito cuidado e manter a ênfase nos dados profissionais.

O perfil de pessoa jurídica, assim, como o perfil profissional, dependendo da atividade, deve constar ou não em Inglês. Sendo área de abrangência internacional, sem dúvida os benefícios dos dados em Inglês serão exigidos para cumprir o propósito que é divulgar a atividade e ampliar o raio de ação.

Avatar


Dois excelentes perfis: Bio concisa e bom avatar.

O avatar por ser a fachada da sua empresa ou da residência requer tanto cuidado quanto sua Bio, o interior da fachada. Entende-se o avatar como a roupa com a qual você se apresenta e que nunca pode destoar da forma como você se descreve, a menos que seu perfil represente uma total ironia, mas nunca uma gracinha pueril porque no Twitter não há lugar para crianças e se assim for, considere-se na categoria dos ridículos, um peixe fora d’água.

O avatar pessoal pode ter imagem criativa, engraçada, cômica, patriótica, mimosa etc. Os militantes políticos, não necessariamente partidários, vão se identificar ou com avatar patriótico ou de protesto. Mas não somente esses. Há avatar de pura ironia dentre os que poderiam estar na categoria de mimosos e outros que encaram com fotografia. Avatar com fotografia verdadeira é o que realmente se pode considerar confiável se acompanhado de dados minimamente críveis. Ocorre que, a fotografia, é bom lembrar, não é vitrine de exibicionismo, a menos que o usuário seja modelo fotográfico e use a conta dentro da classificação de perfil profissional. 

Quando a fotografia faz tipo, seja qual tipo for, o usuário já tem meio caminho andado para ser rejeitado ou pouco apreciado. Mulheres adultas fazendo pose de adolescente romântica, nem pensar porque é ridículo demais, mesmo que isto não seja empecilho para receber follow. Há gosto para muitos desgostos. Quanto mais sóbria for a foto, tanto melhor. Por sóbria, entenda-se elegante.

Nos avatares dos brasileiros chega a ser enjoativo encontrar tantos do “fazer tipo”. Homens fotografados sem camisa bem no estilo orkut do fundo do quintal. Mulheres que se querem misteriosas e que escondem o rosto sob os cabelos, manjadíssimo. Diz-se sobre isto que são estilosas ( pejorativo para quem não tem  bom gosto ). Fotos de caras e bocas, tipo ‘eu sou sexy’. Pior é o avatar-foto tipo cachorrona.

Bio

Excelente Bio Profissional / Pessoal

Você faria um cartão social em branco ou um indicando seu signo, ou ainda com uma frase ridícula digna de merecer que você fosse trancado em um hospício? Bio de brasileiro no Twitter chega a ser deprimente. Sugerimos que você passe a cultivar o hábito de lê-las. Vai nos dar razão.

Se todos nós passarmos a cobrar informação daqueles que nos querem acompanhar prestaremos um grande serviço ao nosso mundo virtual. Só há pouco tempo foi que passamos a avisar por DM aos novos followers que ficam na porta esperando o follow sobre o motivo de não os acompanhar. Apenas um alterou a Bio para se explicar. Muitos, logo de cara, são bloqueado. 


A imagem acima remete ao título do Post. O que é que perfil igual a este faz no Twitter? Ele é ideal para o orkut. Este perfil não atrai bons seguidores e bons seguidores devem ser exigentes. Um perfil empresarial não tem a menor chance de avaliar o pontencial dele dentro do seu target e tão pouco perfis profissionais. Seguindo o perfil pessoal se pensarmos o que esta pessoa poderia acrescentar a você a resposta é: apenas aumentar o número de seguidores sem qualidade. Atente para os exageros do tweet e não é porque é jovem, é porque não tem nada na cabeça mesmo. Adultos, homens e mulheres, inúmeros, demonstram o mesmo comportamento que só polui sua timeline. Mais adiante falaremos sobre a importância da seleção de followers.

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE I


5 comentários:

Regina Brasilia disse...

Que aula! E uma excelente observação é a comparação do conjunto avatar+bio com cartão de visita. Mesmo pessoal - e há pessoas que usam cartão pessoal - faz todo sentido.

Fato é que existe exagero demais no Twitter. Mesmo sendo criteriosa sobre quem seguir (prefiro demorar a seguir um perfil do que ter que dar unfollow depois) é inevitável trombar com moçoilas equivocadas e rapazes de pensamento curto.

decicote disse...

Querido DominioFeminino.

Não há reparos a fazer neste ótimo texto. Infelizmente, o potencial do twitter em termos profissionais ainda é pouco explorado. Creio ser uma questão de tempo e da boa e velha seleção natural. Vocês também tocaram, em outro texto, sobre a importância do twitter no universo político, mostrando como se deu nos Estado Unidos o movimento que culminou com 1 milhão de pessoas no Capitólio, e aqui temos dois grandes pecados do "tuiteiro" tupiniquim; a inconstância e a desorganização. Nas vezes em que esses problemas foram superados, surgiu uma visão de como o twitter poderia ser realmente uma excelente ferramenta de fazer política.
Poucos blogs e tuiteres tem a constância, a qualidade e a dedicação do domínio, do Veneno Veludo, da Tribo dos Manáos e mais alguns outros.

Dri Falavigna disse...

Privilégio ter meu avatar aqui no Blog! Grata pela menção. Mas o texto alerta que o Twitter passa, e longe, do contexto Orkut, sendo necessária que uma primeira apresentação, digamos, positiva, interessante, que faça com que o seguir seja instigante.
O Twitter mescla informações, conhecimentos, relações interpessoais de forma extremamente dinâmica, sendo que algumas vezes podemos perceber sessões de autoanálise ou egocêntricas, ou ainda, marketing direto, subvertendo o ideário do microblog em 140 caracteres.
Aprender a se expressar, com conteúdo, no Brasil, ainda é um desafio. E difundir blogs, pensadores e articuladores vem sendo um dos vários méritos da ferramenta.

Unknown disse...

É incrível como alguns conseguem fazer de seus posts uma utilidade pública. Obrigado pelas informações.

Mari disse...

Super interessante para quem quer fazer ou já faz bom uso das redes sociais.
Obrigada pela menção, fiquei muito feliz de ter meu perfil publicado em um post desse nível.