sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE II

Se ainda não leu a PARTE I clique para ler


Sua Página no Twitter

Se Pessoa física siga o padrão estético do avatar em acordo com sua Bio.
Se Pessoa Jurídica, logotipo ou logomarca
Se Profissional adote um padrão estético mais sóbrio, mais gráfico do que se fosse pessoal.
Se Profissional/Pessoal, isto exige muito equilíbrio gráfico.

Tanto a pessoa jurídica quanto as profissional pode ter sua conta individual, ou seja, de pessoa física, dissociada da conta primeira. Mesmo nestes casos há que haver um padrão de comportamento para evitar nódoa na imagem principal. Outra coisa importante, é fazer uma conta backup para situações emergenciais, como twitmo ou mesmo uma mais radical que é a tomada de senha.

Listando no Twitter

Tudo pronto com o seu perfil, definido que tipo de público você deseja e precisa, hora de nominar e definir suas listas no Twitter. Pelo perfil da conta, se profissional,  ela pode ir para uma lista ‘target’, por exemplo — neste caso sugerimos que seja lista fechada. Lista da “geral’ são para aqueles que interessam à leitura mais constante dos tuites. 'Fonte’ de notícias. E assim vai de acordo com seus critérios, lembrando que uma única conta pode constar de várias listas e assim evita que você abra trocentas listas e dificultando o acompanhamento dos tuites.

A desvantagem de deixar suas listas abertas são muitas e você descobrirá com o tempo. Mas não queira descobrir.


Hora de escolhas (para perfis pessoais)

Logo de início, escolha apenas as contas oficiais do Twitter. As mais importantes: @Safety @spam @support e alguns membros da equipe do Twitter.

Ainda que a sua expectativa em conseguir followers possa parecer angustiante você deve ter cautela. Se você não é um tonto maria-vai-com-as-outras se tem posições e alguma convicção não deve aceitar followers que sejam muito díspares ou totalmente opostos porque você vai ter que conviver com a leitura dos tuites deles.

A freqüência da leitura dos tuites que desagradam a você se torna uma coisa insuportável e chega até o ponto de se configurar como uma violência. Se você se submete só por não querer dar um unfollow e perder seguidor, cai naquela de masoquista. Por outro lado, suponha que seus tuites também são torturantes para o seguidor que nada tem a haver com você. Aí é sado-masô puro.


Antes de seguir:

1) Primeira coisa é a leitura da Bio e verificação do avatar. Se conseguir decifrar a Bio, o que duvidamos para os casos de ‘adivinhação’, okay. Outra saída mais direta é perguntar o motivo pelo qual ela deseja acompanhar você. É interessante e pedagógico dizer porque não dará seu follow. Explique seus motivos. Uma forma de praticar a honestidade simples e boa em toda e qualquer ocasião.

2) Corra para TL da conta e gaste o tempo que achar necessário para ler muito tuites sem se esquecer de ver com quem a pessoa troca tuites. Os followers do seu seguidor também contam na hora de dar o follow.

3) Vale a pena dedicar um bom tempo verificando todos, ou a maioria dos followers do seu seguidor bem como a susbstância dos tuites.

4) É importante que haja algum elemento de ligação entre você e seu follower. Futebol não ? Okay, evite os apaixonados por futebol que em dia de jogo acabarão com sua santa paciência. Porém, alguns podem valer o sacrifício, principalmente se você usa algum browse que permita utilizar filtro. Caso do TweetDeck. Em dias de jogos ponha todos os followers aficionados dentro do filtro, mas não se esqueça de retirá-los da jaulinha.

5) Você é do tipo carente ou simplesmente que gosta de demonstrações de afetos em público não terá dificuldades em encontrar followers brasileiros. Grande parte adora enviar beijos mis, doçurinhas de outros melados ao gosto do freguês. Perdem um tempão pulando as TL para dizer bom dia, boa noite, e todo tipo de cumprimento para encher lingüiça na falta de ter o que tuitar ou achando que é isto que mantém os followers. Follower brasileiro carente, pode ser, mas se for estrangeiro, não funciona assim.

└═─Lembrete─═┘

Se você é jovem terá dificuldade para seguir um adulto, ainda mais se o adulto for inteligente. Com certeza você o achará um ‘chato’. Ao passo que o adulto vai ter mais compreensão e paciência para ler os tuites de um jovem por mais descerebrado que ele seja.

Não se impressione com algumas Bios que indicam Doutorado nisto, Ph.D. naquilo, estudante de Medicina, Filosofia etc. Nada disto indica nível realmente intelectual e tuites  substanciais e podem não passar apenas de títulos para impressionar, mesmo que verdadeiros. Mantenha o critério de ler a TL uns vários dias para trás.


Se ainda não leu a PARTE I clique para ler

PARTE III em andamento.




Nenhum comentário: