Lugar fácil para exibicionismo pessoal.
Já abordamos o assunto no Portal DominioFeminino, de forma branda. Agora, diante do explicitado pelo Kevin Thau, vice-presidente de negócios e de desenvolvimento corporativo do Twitter em evento da Nokia - Nokia World 2010, nessa terça-feira de Setembro/2010, dia 14 - durante o qual ele ratifica que a rede de microblogging não é uma rede social. “O Twitter é para notícias. O Twitter é para conteúdo. O Twitter é para informação”, disse Kevin Thau.
Nossa convivência com followers americanos além de toda leitura oferecida na página e no Blog do Twitter nos fez compreender, sem dificuldade alguma, os objetivos da Rede Virtual e não Rede Social. Inicialmente o Twitter, o que Kevin Thau não disse, seria principalmente para divulgar e fazer negócios. Porém, ao que parece, houve alteração da concepção inicial.
Muitos poucos dos nossos followers americanos, que são maioria, twittam assuntos de natureza pessoal. A famosa palavra de ordem que é a interação se dá em função de troca de informações políticas, e também por educação e gentileza. Agradecimentos, saudações e interesse em juntar contas para formação de grupos identificados em seus interesses, também, de natureza política.
Os brasileiros destoam dos usuários estrangeiros do Twitter muito em função de sua experiência com o favelizado ORKUT e o atual FaceBook, ainda não favelado (podem ler favelizado). Até pela diferença de conceito de jornalista no Brasil, diferentemente de como se compreende e se vive nos Estados Unidos, aqui só se concebe o jornalista que trabalha para os grandes jornais e revistas.
O jornalista independente como é o DominioFeminino e outros - como exemplo o Consultor Jurídico -, não são vistos e compreendidos como um veículo de notícias. Esta mentalidade que a Esquerda pretende arrematar com a obrigatoriedade do Diploma, tendo em vista a sindicalização em massa fazendo uso dos interesses dos Cursos ditos Superiores da iniciativa privada é parte da grande confusão entre nós brasileiros.
Temos observado que algumas empresas bem timidamente já se lançam no Twitter com fins comerciais e empresariais. Uma dessas é a conta de uma conhecida empresa de descupinização, por exemplo. Então, isto indica que algum brasileiro conseguiu compreender os objetivos iniciais do Twitter. Nesta direção, convém ressaltar que falta às empresas planejamento e organização na atividade pelo Twitter.
Além da substância que falta aos brasileiros no Twitter há o fator bem ao jeito brasileiro que é a tendência ao lúdico. Um botequim foi instalado no Twitter. Sem dúvida uma iniciativa simpática e divertida, mas totalmente desapropriada para o uso inteligente desta ferramenta tão rica para fazer dinheiro além de integrar notícias do mundo inteiro em tempo real.
Do grupo de notícias, para melhor se compreender: vários americanos noticiam chegadas de tempestades e outras catástrofes naturais. De dentro do abrigo contra terremotos, uma americana lança o alarme para todo o Estado dela, descrevendo seu medo, inclusive. Já houve caso de pedido de socorro que foi repassado em RTs até ser atendido.
Músicos, como a banda australiana DamienCripps que trabalha exaustivamente divulgando suas músicas e turnês com planejamento seguido à risca sem nunca deixar um fã sem retorno de agradecimento por RT ou por divulgar a musica deles com o conhecido listening to. Aliás, aproveitamos para dizer de outra falta grave entre os brasileiros: pedir desculpas e agradecer. Uma falta de educação inaceitável entre os americanos e em passado longínquo, entre nós mesmos.
Dar um RT para muitos usuários do Twitter é mais aconselhável do que tuitar inutilidades. E sobre a importância do RT, também, já escrevemos no post RT não é elogio
3 comentários:
O twitter é SIM uma rede social, pois possibilita a interação entre os internautas e acima de tudo serve como um diário informativo e opinativo! Nele você se depara com as diferentes opiniões e ainda nos possibilita a liberdade de expressão! É uma rede fantástica que deveria ser explorada por mais pessoas, e eu acredito que nós brasileiros merecemos + respeito dos criadores e produtores dessa rede pois atualmente somos o País que mais se comunica pelo twitter!
Att,
@carolcurvello
Que os brasileiros ainda não entenderam a finalidade do Twitter fica óbvio pelos TT Brasil, uma verdadeira palhaçada, muito pouco sério.
O Twitter é uma poderosa ferramenta de comunicação que tem como finalidade a interação de pessoas e entidades, convergentes ou não, trazendo-as para debates, em 140 caracteres. O alcance é impressionante, assim como o exibicionismo e a falta de educação, além de expor as mazelas da linguagem e do excesso de adjetivação para tentar fazer um ponto de vista qualquer.
O brasileiro, como sempre, sempre tentará fazer um Twitter para chamar se seu.
Abraços,
Adriana
Postar um comentário