domingo, 13 de setembro de 2009

Retardando o inevitável ou o crime da negação

Senso Comum - Peine ( Federalists Papers )

Retardando o inevitável

Os recentes fatos ocorridos nos Estados Unidos, foram relegados ao mesmo plano dos milhares de assassinatos de anônimos que acontecem todos os dias no Brasil. Assim, como distantes anõnimos, os comícios - rallies - que aconteceram por todos os Estados e que culminou com a caravana nacional em direção ao Congresso daquele país na Capital Washington, na imprensa brasileira, como anônimos, foram tratados. O povo e a nação Americana parece, aos olhos desenvolvidos da imprensa brasileira, são coisas distantes e sem importância nem a menor ligação a não ser a Disney World. O povo brasileiro sequer sabe em qual direção ficam os Estados Unidos da América e por assim ser, não estará interessado em saber o que por lá acontece.

Qual o motivo pelo qual a imprensa brasileira evitou destaque para a Marcha dos Pagadores de Impostos do Tea Party que reuniu aproximadamente 2 milhões de americanos? Explicita a imprensa brasileira seu temor em perder os anúncios governamentais. O medo de desagradar o Presidente Lula e todo o PT. Só isso explicaria tanto silêncio convarde.

Omitir o maior evento de concentração de cidadãos americanos - lá existe cidadania verdadeira - no maior ato de protesto, já ocorrido na história daquele país, não pode ser explicado senão pelo medo. Acontece que, o que a imprensa não está se lembrando - principalmente os donos dos veículos - é que eles apenas estão retardando a abocanhada do lobo. Cedo ou tarde, a Globo e as demais vão sentir o peso da Receita Federal com direito à pompa como no Clarín, mais recentemente.

Ficar tentando driblar a mordida é morrer a todos os momentos. Não basta um editorial medíocre para assustar a disposição do atual Sistema Lula, autodeclarado o Rei do Estado. O Sistema Globo bem como todos os demais veículos vão precisar muito mais do que um editorial. Mesmo que se considere o analfabetismo do Presidente Lula, ao pressionar o dedão para impressão dactiloscópica, o peso será grande e os esmagará sem piedade.

Deliberadamente a imprensa faz a própria censura e nega aos seus míseros leitores o direito mais básico para o qual ela deveria cumprir o seu papel. Papel este que foi definitivamente protegido por lei constitucional, lá, lá nos Estados Unidos da América, muito antes que nós o conhecêssemos. Pensando bem, achamos que a imprensa brasileira desconhece a filosofia da própria profissão e dos conceitos mínimos do que seja uma República Democrática que abriga sua existência. Cada povo só se mantém o que lhe permite sua História.

O vídeo abaixo feito no Texas:
Não mexam com o Texas, não mexam com a América

Nenhum comentário: