sexta-feira, 5 de julho de 2019

DE BLOCKS no Twitter



DE BLOCKS no Twitter








Desde a semana passada a esquerda resolveu empombar com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, por conta de um tweet no qual ele dissera que havia bloqueado alguns perfis de pessoas da esquerda conforme ele explica no tweet linkado para o perfil no Twitter.

Na esteira da pendenga, seguiu-se a reação de uma professora bloquedada pelo Ministro consistindo em abertura de processo contra o referido, conforme nota rápida do Site da República de Curitiba

Considerando que o perfil é pessoal, não se tratando do perfil do Ministério da Educação, o ministro teria sim, direito à escolha de quem ele queira ler os comentários. No entanto, é de se reconhecer que mesmo se tratando de um perfil pessoal, tal perfil exibe o badge de verificação devido ao fato de sua autoridade no Governo, uma figura pública.

Não fosse uma figura pública de realce o Ministro Weintraub não receberia o badge de verificação, a menos que já se tratasse de alguém famoso ou ilustre e com grande número de seguidores, considerado uma celebridade midiática antes de fazer parte da Equipe do Presidente Jair Bolsonaro e o mesmo critério serve para os jornalistas, por exemplo.

Os perfis dos jornalistas não pertencem a eles pelo mesmo critério. Se se consideram pessoas famosas, celebridades que exibem o badge de verificação, assim o são,  apenas, por ostentarem o veículo de comunicação ao qual pertencem. Assim não fosse, seriam apenas mais um perfil anônimo da rede. Alguns jornalistas, por honestidade,  quando deixam o veículo, deveriam abrir mão badge.

Esta honestidade caberia também aos perfis de políticos que estão sem mandatos, e são muitos, que se mantêm como celebridades indevidas. Ex autoridade pública, idem. Um exemplo da desonestidade intelectual é o perfil do ex-Senador Cristovao Buarque, como tantos outros, inclusive ex-Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Observando os critérios para não bloquear seguidores, mesmo os inoportunos, neste ponto ninguém mais intolerantes do que jornalistas. Quem não tomou block de um jornalista ?

Abaixo a nossa galeria de alguns perfis que bloquearam o @dominioFeminino no Twitter.









Conta verifica, que postou haver bloqueado alguns perfis de pessoas da esquerda.





Nenhum comentário: