sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Opinião do leitor eleitor









Vez por outra lá está o DominioFeminino às portas dos Blogs do Reinaldo Azevedo e Noblat. Nenhum problema com azeitonas tendo em vista que somos independentes, sem patrões. 

Apenas uma vez nossa opinião foi publicada no Blog do Reinaldo Azevedo e a segunda vez, foi impugnada; para não dizer que foi para o lixo. No Blog do Noblat, uma única vez o visitamos e postamos opinião que teve o mesmo destino da segunda como ocorreu no Blog do Reinaldo. Com certeza, quebramos alguma regra.

O Blog da Miriam Leitão — acabamos de vir de lá — como sempre, nossa primeira tentação é ler os comentários postados. Em todas essas nossa visitações o motivo da resistência em postar alguma coisa é mais porque, o que lemos de postagens, são sempre as mesmíssimas. A cantilena é sempre a queixa exaustiva, nunca alguém empunhando um facãozinho pacífico como faz o MST. Nunca, alguém pensando em partir para ações, de fato.

As pessoas ficam enleadas em ter suas opiniões publicadas nos Blogs dos renomados veículos e distinguidos colunistas e jornalistas, atendendo os interesses de visitações. É bom prestigiá-los, sem a menor sombra de dúvida e, mais importante, em tempos de ameaças de censuras aos veículos de comunicação, modelo já praticado em outros países primeiro-mundistas latinos, a prática deve ser revigorada.

Há um pressuposto de que os políticos leiam estes colunistas e, acreditamos que devem ler, se eles lêem e citam o DominioFeminino, por que não leriam o mainstream media ? O pressuposto da leitura é plausível, ao contrário de alguma importância que lhes dêem. O mais certo é que eles digam “lemos, mas não damos importância, salvo se nossos nomes forem citados. Aí, a coisa muda de figura porque podemos faturar algum dinheiro extra, levando-os à Justiça. E, de quebra, exposição positiva dos nossos nomes.”

O mesmo suposto fenômeno ocorre nas seções de cartas de leitores dos jornais impressos. Todo mundo mete o malho, os políticos lêem, e, continua tudo no mesmo lugar. O único benefício é que o leitor, sortudamente, publicado tem é a vaidade massageada.

A conclusão é desanimadora: somente a vaidade leva o leitor a postar sua opinião nestes fóruns, mesmo os mais prestigiados. Ficamos combinados assim: o leitor pensa que acrescenta e vai resolver os problemas individuais e do país, os políticos lêem e morrem de vergonha e de receio do povo e, os que escrevem cumprem sua missão.  A única possibilidade plausível é a última.

Nenhum comentário: